Aula 1 introdu+º+úo aos m+®todos indiretos de prospec+º+úo

Post on 22-May-2015

110 views 4 download

Transcript of Aula 1 introdu+º+úo aos m+®todos indiretos de prospec+º+úo

Disciplina: Interpretação Sísmica

Prof.: Leonardo Nogueira

Aula: Métodos Indiretos de Prospecção

Métodos indiretos de prospecção

Objetivo:

Fornecer uma visão geral dos métodosutilizados na prospecção do subsolo, comênfase na aplicabilidade e limitação de cadamétodo.

A Geofísica é um ramo da Geociências que estudadeterminadas propriedades físicas das rochas e minerais, bemcomo fenômenos associados à estas propriedades, com oobjetivo de determinar a distribuição espacial dos materiais eestruturas que compõem o Planeta Terra.

Geofísica

Métodos geofísicos

Métodos geofísicos fazem parte de um leque deferramentas investigativas indispensáveis àprospecção de óleo e gás, seja em qualquer nível dedetalhe, ou econômico, desejável.

Geofísica Pura (ou Básica): Tem como campo deestudo grandes estruturas, ou a Terra como umtodo, e as suas pesquisas são direcionais paraobjetivos científicos e/ou sociais.

Geofísica Aplicada : Tem como campo de estudo aparte mais externa da litosfera (antroposfera); oslevantamentos são voltados para atividadeseconômicas e/ou sociais.

Geofísica

Prospecção de petróleo Hidrogeologia Estudos Ambientais Geologia de Engenharia e Engenharia Civil Mineração Arqueologia Geofísica Forense (ou Geofísica Legal)

As principais áreas de aplicações dos métodos de prospecção geofísicos são:

Prospecção

1. Sondagem por meio da qual se procuram os filões ou jazidas de uma mina; pesquisa.

2. Método e/ou técnica de localizar e avaliar jazidas minerais.

3. Sondagem, exame do terreno para descobrir um filão mineral.

Prospectar é...

Saber o que se procura

Saber como abordar o “alvo”

Conhecer o seu “alvo”

Escolha do

Método

Custo do Levantamento

Eficiência

Sensibilidade

Objetivo

Prospecção

A descoberta de uma jazida de petróleo em umaárea é uma tarefa que envolve um longo edispendioso estudo e análise de dados geofísicos egeológicos das bacias sedimentares.

Prospecção

Prospecção

Prospecção

Observação:

Não se pode prever, portanto, onde existepetróleo, e sim os locais mais favoráveis parasua ocorrência.

• Através da interpretação das observações realizadasna superfície, são geradas informações úteis sobre aestrutura e a composição das zonas inacessíveis emgrandes profundidades.

• Quase todo o conhecimento sobre áreas abaixo deprofundidades limitadas por poços e minassubterrâneas provêm de observações geofísicas.

• O grande avanço obtido nas técnicas geofísicas é,principalmente devido à sua forte utilização naexploração de hidrocarbonetos e minérios.

Os métodos geofísicos usados nasaplicações de prospecção são conhecidos porMétodos de Prospecção, que podem ser:

1.Métodos Geológicos;

2.Métodos Geofísicos; e

3.Métodos Geoquímicos.

Métodos Geológicos

Geologia de Superfície – Uma equipe realiza ummapeamento das rochas que afloram na superfície de umalocação. Consiste, basicamente, no estudo de dadosgeológicos.

Aerofotogrametria – Consiste em fotografar o terrenoutilizando aviões, voando com altitude, direção evelocidade constantes.

Geologia de Subsuperfície – Consiste no estudo de dados geológicos obtidos em um poço exploratório.

Métodos Potenciais

Gravimetria – Consiste em relacionar o campo gravitacional daTerra com as variações de densidade que as rochas apresentam.

Magnetometria – Consiste em medir pequenas variações naintensidade do campo magnético terrestre, consequência dadistribuição irregular de rochas magnetizadas.

Métodos Sísmicos

São os métodos que se baseiam na emissão de ondassísmicas artificiais em subsuperfície ou no mar, captando osseus "ecos" depois de percorrerem determinada distância parao interior da crosta terrestre. Depois essas ondas são refletidase refratadas nas suas descontinuidades e então retornam àsuperfície.

Refração Reflexão

Densidade da Massa

Propriedades Magnéticas

Coeficiente de Permissividade

Emissões Radioativas

Impedância Acústicas

Geofísica: estudo da terra pela suas características físicas:

Métodos Indiretos de Prospecção

Conclusão 1

• Atua nas etapas preliminares de um projeto (reconhecimento, diagnóstico)que envolve estudos relacionados ao subsolo.

Conclusão 2

• As medições efetuadas respondem a uma determinada propriedade físicado meio e a viabilidade de uma aplicação está condicionada à existência decontrastes nos valores da grandeza física mensurada.

Conclusão 3

• São especificamente as ANOMALIAS, mais do que os valores absolutosmedidos, que interessam à investigação geofísica

Métodos Indiretos de Prospecção

Conclusão 4

• A identificação de uma área favorável à acumulação de petróleo é realizadaatravés de métodos geológicos e geofísicos, que atuando em conjunto,conseguem indicar o local mais propício para a perfuração.

Conclusão 5

• Métodos gravimétricos, magnéticos, elétricos, de imagem, de ressonância,sônicos e sísmicos têm crescido em suas importâncias e oferecidorespostas qualitativas cada vez mais decisivas, principalmente aquelasrelacionadas a fatores de redução de riscos e incertezas na perfuração depoços.

Conclusão 6

• A sísmica de reflexão é, sem dúvida, a técnica geofísica mais utilizada,graças à industria do petróleo que a emprega em larga escala.

A forte utilização da sísmica na exploração edesenvolvimento de reservatórios de hidrocarbonetosdeve-se à sua larga e densa amostragem tanto em áreaquanto em profundidade aliada ao contínuorefinamento de técnicas de tratamento e interpretaçãodos dados sísmicos.