ARTES 7º ANO PROF.ª ARLENE CALIRI ENSINO FUNDAMENTAL · 2018-10-22 · Semana de Arte Moderna...

Post on 23-Jul-2020

3 views 0 download

Transcript of ARTES 7º ANO PROF.ª ARLENE CALIRI ENSINO FUNDAMENTAL · 2018-10-22 · Semana de Arte Moderna...

ARTES PROF.ª ARLENE CALIRI

PROF.ª GABRIELA DACIO 7º ANOENSINO FUNDAMENTAL

Unidade ITecnologia – corpo, movimento e linguagem na era da informaçãoAula 2.2

• Revisão e Avaliação

REVISÃO DOS CONTEÚDOS

2

Semana de Arte ModernaData: 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922Local: Teatro Municipal de São Paulo

REVISÃO 1

3

Objetivos: • Romper com os padrões clássicos. • Apresentar novas correntes artísticas. • Buscar antropofagismo na arte. • Criar uma arte puramente brasileira.

REVISÃO 1

4

Antecedentes da Semana de Arte Moderna • Lasar Segall • Anita Malfatti

REVISÃO 1

5

Artistas que participaram do movimento de 1922Anita MalfattiDi CavalcantiVicente do Rego MonteiroMário de AndradeVictor BrecheretHeitor Villa Lobos

REVISÃO 1

6

O principal legado da Semana de Arte Moderna foi libertar a arte brasileira da reprodução nada criativa de padrões europeus, e dar início à construção de uma cultura essencialmente nacional.

REVISÃO 1

7

Definição de pinturaPintura é uma técnica que utiliza pigmentos em forma líquida para colorir uma superfície, atribuindo tons e texturas.

REVISÃO 1

8

Suporte de pinturaGeralmente, recebe o nome de suporte a superfície sobre a qual podem ser feitos um desenho, uma pintura ou uma colagem.

REVISÃO 1

9

Técnicas de pinturaAs técnicas de pintura podem estar associadas aos materiais que se utilizam para pintar e a como esses materiais são diluídos e aplicados.

Pigmento corante: é o que vai dar cor à mistura.Veículo: substância que “cola” essa “cor” na base.Solvente: regula a espessura dessa combinação.

REVISÃO 1

10

Tintas naturaisTintas naturais são aquelas que ao invés de serem feitas de produtos químicos, são extraídas de elementos da natureza. São compostas basicamente por pigmentos e aglutinantes.A técnica utilizada para realizar essas expressões, vão desde simples linhas abstratas e representativas, até a elaborada técnica claro-escuro e pinturas policrômicas.

REVISÃO 1

11

Tinta têmperaA têmpera é uma técnica de pintura na qual os pigmentos ou os corantes podem ser misturados com um aglutinante. Esse aglutinante pode ser uma emulsão de água e gema de ovo, o ovo inteiro, ou somente a clara.Pode ser aplicada em suportes com fundos coloridos.

REVISÃO 1

12

Características • ela é resistente a ação do tempo; • sua secagem é rápida (o que não permite a mistura das

cores no suporte); • seu efeito é brilhoso e transparente; • é solúvel em água; • mantém o registro das pinceladas; • não sofre rachaduras tardias.

REVISÃO 1

13

CarvãoO carvão é utilizado no lugar do lápis. O desenho terá tonalidades variadas entre preto e cinza de acordo com a força com que pressiona o papel.Marcam com facilidade, proporcionando traços amplos e a possibilidade de cobrir grandes superfícies com sombra.

Pelas suas qualidades expressivas, é possível plasmar atmosfera, luz e inclusive cor aos temas realizados com este material.

REVISÃO 1

14

Lápis de corÉ basicamente um lápis colorido muito utilizado para desenho, feito à base de pigmentos geralmente artificiais, com um forte aglutinante à base de cera.Pintar com lápis de cor: sombreado, tracejado, tracejado cruzado e tracejado circular.

REVISÃO 1

15

Giz de ceraOs gizes de cera são barras de cera coloridas, em formatos e tamanhos diferentes, que contêm pigmentos antitóxicos.Os lápis de cera podem ser duros ou macios e de cores mais ou menos intensas, e permitem a aplicação de cores claras sobre cores escuras, o que poderá criar efeitos de transparências ou de opacidade.

REVISÃO 1

16

AquarelaÉ uma tinta transparente. Deve ser diluída em água e sobreposta em camadas.O exemplo mais óbvio de pinceladas visíveis em aquarela é na técnica DESENHO PONTILHADO, em que a pintura é inteiramente formada por pequenos pontos feitos com pincel.

REVISÃO 1

17

Tinta GuacheÉ mais pastosa que a aquarela. Pode ser usada em várias diluições com água. Por ser opaca, é excelente para pintar superfícies uniformes, de uma única cor, sem manchas sobre papel.Os pigmentos do guache quando secam, aparecem ligeiramente mais claros do que quando molhados. Este fato pode tornar a combinação das cores numa tarefa difícil.

REVISÃO 1

18

Tinta a óleoTinta que pode ser diluída com óleo de linhaça. Se for muito diluída, pode ficar transparente; se for empregada mais concentrada, pode deixar relevos na pintura.Pode-se aplicar camadas tão finas como as “veladuras” ou tão grossas quanto o “impasto”.As veladurasEste método consiste em aplicar uma camada fina de cor transparente ou semitransparente sobre outra geralmente opaca.

REVISÃO 1

19

EmpastoÉ realizada através da aplicação de quantidades generosas de tinta espessa, bem com uma espátula ou com pincel.

REVISÃO 1

20

GraffitiTinta sprayAs tintas spray podem ser usadas em praticamente qualquer superfície, existem tintas multiuso e aquelas que são específicas para um tipo de superfície, como para madeira, ou para metal.

REVISÃO 1

21

Um termo utilizado nesta modalidade artística é: Spot, local onde se desenvolve a arte do grafite.

REVISÃO 1

22

Body Art (arte do corpo)É uma tendência artística contemporânea que surgiu na década de 60, nos Estados Unidos e na Europa, sendo sua principal característica o uso do corpo como suporte e intervenção para a realização do trabalho artístico.

REVISÃO 1

23

Pintura digitalé uma técnica de ilustração, ou pintura, que em vez de usar os meios tradicionais, utiliza um ambiente computacional.Na Pintura Digital o computador é nosso suporte, o programa é nossa tela e a mesa digitalizadora ou mouse é nosso pincel.

REVISÃO 1

24

INTERATIVIDADE

25

Pollock In Action