Adriana , Jessica Vilella , Nadine

Post on 22-May-2015

597 views 1 download

description

Slides produzidos pelas alunas do ensino médio da escola Bom Jesus -Três Lagoas Ms

Transcript of Adriana , Jessica Vilella , Nadine

Escola Estadual Bom Jesus

Alunas : Adriana , Jessica vilella , Nadine N: 1 , 18, 26Série: 1 ano APeríodo: matutinoProfessora : Arlinda

Problemas ambientais na camada e ozônio e chuva ácida .

• O ozônio é um gás rarefeito cujas

moléculas são formadas por três átomos de oxigênio. Concentra-se nas camadas superiores da atmosfera, a 15 km da superfície, e forma uma espécie de escudo, com cerca de 30 km de espessura, que protege o planeta dos raios ultravioleta do Sol .

Geleiras estão sendo prejudicadas por causa do buraco na camada de

ozônio

Buraco na camada de ozônio

Nasa identifica o segundo buraco .

• Em fevereiro de 1992, a Nasa identifica um segundo buraco, desta vez sobre o Pólo Norte, chegando às regiões próximas ao Círculo Polar Ártico. A redução da camada de ozônio aumenta a exposição aos raios ultravioletas do Sol. Está associada ao crescimento dos casos de câncer de pele e de doenças oculares, como a catarata. Para os cientistas, o buraco existente na Antártida atrasa a chegada da primavera na região e provoca quebras na cadeia alimentar da fauna local. Pode contribuir para aumentar a temperatura e acelerar o degelo das calotas polares.

Buraco na camada de ozônio pode se fechar em 2065 .

• O buraco na camada de ozônio sobre a Antártida estabilizou-se desde 2000, mas ainda demorará décadas a se regenerar e a se fechar, o que, no mais breve, ocorrerá em 2065.

• Esta é a conclusão dada nesta segunda-feira (20) à imprensa pelo climatólogo americano David J. Hofmann, da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos EUA (NOAA), em entrevista coletiva em Viena.

• Apesar da estabilização “ainda não há sinais de uma recuperação” sobre o polo sul, embora o especialista afirme que, caso continue a tendência atual, o buraco poderia começar a se fechar a partir do ano 2030.

Causas da chuva ácida

O que é chuva acida e suas conseqüências.

• Uma importante conseqüência da poluição do ar são as chuvas ácidas, que corroem edifícios, carros, monumentos e matam a vegetação. São chuvas que contêm poluentes ácidos ou corrosivos, produzidos por reações químicas na atmosfera devido à mistura de diversos tipos de gases com a água que existe no ar e dá origem às chuvas. E não são apenas os habitantes e o meio ambiente das áreas industrializadas ou com grande número de veículos que sofrem com as chuvas ácidas. Elas ocorrem também em regiões distantes, pois os ventos podem carregar as nuvens poluídas para longe, onde ocasionam estragos na agricultura, inutilizando colheitas, empobrecendo os solos e até mesmo matando grande quantidade de peixes nos rios.

Chuva ácida

• A presença de componentes estranhos na atmosfera (principalmente óxidos de nitrogênio e de enxofre) tem sido responsável pela ocorrência das chuvas ácidas. Na atmosfera essas substâncias reagem quimicamente e produzem os ácidos sulfúrico e nítrico.

Esquema da chuva ácida