A MISSÃO PROFÉTICA DE MOISÉS LIÇÃO 11. Igreja:Igreja: Prof.:Prof.:

Post on 07-Apr-2016

219 views 1 download

Transcript of A MISSÃO PROFÉTICA DE MOISÉS LIÇÃO 11. Igreja:Igreja: Prof.:Prof.:

A MISSÃO PROFÉTICA DE MOISÉS

LIÇÃO 11

Lição 11A fé heroica de Moisés

Igreja:Prof.:

Lição 11A fé heroica de Moisés

TEXTO ÁUREO“Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vos, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência”. Deuteronômio 30.19

A fé é a chave que nos abre o portal eterno e nos permite ver de forma cristalina aquilo que ainda não tomou forma no mundo físico.

VERDADE APLICADA

Lição 11A fé heroica de Moisés

1. Apresentar um quadro das renúncias de Moisés e o que a fé produziu em sua vida;2. Mostrar a fé como a fonte principal de todas as escolhas de Moisés;3. Considerar o que Moisés deixou e o que recebeu em troca de sua grande renúncia;

OBJET IVOS

Lição 11A fé heroica de Moisés

Textos de Referência Hebreus 11.23-2623 - Pela fé, Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei.24 - Pela fé, Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó,25 - Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo, ter o gozo do pecado;26 - Tendo, por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa.

O escritor do livro de Hebreus destila grandeza quando revela as renúncias de Moisés pela fé. As decisões tomadas pelo patriarca apresentam o alcance do poder divino. Sabemos que a graça cobre o mais vil entre os pecadores, mas a história de Moisés nos ensina que Deus também salva nobres, príncipes e cultos.

INTRODUÇÃO

Pela fé, Moisés foi capaz de ver através da eternidade o que todos em seu tempo duvidaram. Ele recusou a nobreza, foi contado como um louco ao escolher os desfavorecidos e discerniu de modo singular a verdadeira riqueza do universo.

1. A DECIDIDA AÇÃO DE FÉ TOMADA POR MOISÉS

1.1 A FÉ QUE RECUSA A NOBREZA

Somente um louco poderia desprezar um palácio, a posição e a nobreza para sofrer no deserto e dedicar sua vida a pessoas desconhecidas. O escritor aos Hebreus destaca que a sua decisão não foi por sentimento pátrio, e sim por fé. Essa fé que lhe fez perder tudo foi a mesma que o fez ser o que é.

Moisés foi criado no luxo como herdeiro do reino. Até que chegou um dia em que decidiu aliar aos oprimidos israelitas e dizer adeus aos futuro de riqueza, tranquilidade, comodidades e domínio real.

1.2 A FÉ QUE PREFERE O SOFRIMENTO ANTE O GOZO

A causa que Moisés abraçou trazia como prêmio uma abundante tribulação (Hb. 11.26). Não Havia recompensa presente, senão o que perder, deveria agir motivado apenas por puro princípio, amor a DEUS e convicção da verdade.

1.3 A FÉ QUE PROCLAMA A CRISTO COMO SUA MAIOR RIQUEZA

Durante toda sua infância, Moises foi influenciado por sua mãe Joquebede e certamente sabia ser ele o libertador de Israel, pois cuidava que seus irmãos também entendessem (At 7.24). Mesmo sendo o detentor de tal verdade, algo o deveria impulsionar a prosseguir, a fé foi a força motriz que alavancou sua vida e lhe fez ver coisas inefáveis.

2. FÉ, A FONTE DAS DECISÕES DE MOISÉS

2.1 PELA FÉ, MOISÉS VIU A RECOMPENSA DO SOFRIMENTO

A fé mostrou a Moisés o que havia dentro da eternidade, daí em diante, qualquer grandeza que visse no mundo se tornava nada diante do que a fé lhe revelara (Rm 8.17,18)

2.2 PELA FÉ, MOISÉS VIU UM GALARDÃO

Moisés descartou a possibilidade das riquezas humanas por uma recompensa na eternidade. Moisés sabia que sua causa era a causa de DEUS e, portanto, essa era a única verdade que impulsionava sua vida a queimar todo passado.

A fé de Moisés também descansa em Cristo. Ele ainda não havia vindo, mas ele o viu através da eternidade. Moisés não conhecia tudo o que conhecemos hoje, mas tinha fé no Messias que havia de vir. (Dt 18.18)

2.3 PELA FÉ, MOISÉS VIU O CRISTO

3. PERDER PARA GANHAR: UMA LIÇÃO DE FÉ

Escolher servir a Deus é inimizade declarada contra o mundo (Hb 11.27). Moisés se tornou inimigo de todos para se fazer amigo de Deus. O que viu afinal? O texto é muito claro: ele viu o invisível.

O maior obstáculo que um servo de Deus pode ter na vida é criar raízes em algum lugar. Qualquer pessoa que está, há muito tempo, fixo em algum trabalho ou lugar ficará inseguro em deixar o comodismo de sua situação. Moisés olhou para além das dificuldades do caminho das decisões e permitiu que sua fé comandasse suas atitudes.

3.1 A FÉ QUE MOVEU MOISÉS

A causa pela qual Moisés renunciaria sua coroa incluía como galardão terreno um grupo de escravos quebrantados e oprimidos pela sociedade. A missão de Moisés exigia muito mais que deixar tudo mas deveria ajustar o povo, descer o seu nível, conviver com elas, suportá-los e amá-los como o povo escolhido por Deus.

3.2 A DURA MISSÃO DE MOISÉS

Moisés deu tudo o que possuía por um relacionamento com DEUS. Portanto o que ele perdeu não teria condições de guardar, mas o que ele ganhou jamais poderia perder.

3.3 O GALARDÃO DA FÉ

Conclusão

Moisés percebia que os prazeres do pecado eram passageiros (Hb 11.25). Vendo que o tempo havia chegado, teve coragem para renunciar. Ele sabia que a vida não era longa o bastante e não queria comparecer diante de Deus como alguém que rejeitou o direito de servir (Lc 14.33).

LIÇÃO 11

A MISSÃO PROFÉTICA DE MOISÉS